Diversidade cultural e celebração artísticas marcam a abertura do XVII Festival de Artes de Goiás


A noite do dia 27 de novembro, foi marcada pela abertura oficial do XVII Festival de Artes de Goiás, evento realizado anualmente pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Com o Cine Teatro São Joaquim ocupado em sua máxima capacidade, a noite teve início com uma performance indígena do povo Krahô, no foyer do teatro. A apresentação, chamada "Datsipati-A’uwê Uptabi", faz referência aos ritos de abertura das celebrações do povo Krahô, quando eles pedem para que seus jogos, danças, reuniões, celebrações tenham força e energia. 

O evento contou com a presença da reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, da vice- prefeita da cidade de Goiás, Zilda Lobo, do presidente do CRAGO, Samuel Albernaz, de inúmeras personalidades da cultura da cidade de Goiás, gestores públicos, estudantes e servidores do Instituto Federal de Goiás, além de artistas e fazedores de cultura.

Em sua fala, a reitora Oneida Irigon,  comentou sobre o fato de o festival ser muito mais que uma celebração da arte, mas acima de tudo um espaço de encontro, aprendizado e transformação, reafirmando a arte como um elemento central da experiência humana.

Albernaz parabenizou o IFG e o Festival de Artes de Goiás por proporcionar à comunidade um espaço de debate, onde as pessoas podem se encontrar e criar proposituras para a cultura e o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática.

O evento ocorre até sábado, 30, na cidade de Goiás, com atividades artísticas e culturais abertas ao público.