Fórum Goiano da Desburocratização
No dia 21 de junho, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), realizou a primeira reunião do Fórum Goiano da Desburocratização, iniciativa promovida pelo deputado Virmondes Cruvinel, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.
Participaram dos trabalhos a diretora do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRAGO), Kênya Coutinho; o presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Goiânia (CDL), o analista técnico (Políticas Públicas) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), Allan Máximo; o presidente da Comissão Especial de Desburocratização da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Lourival Fonseca Júnior; e o secretário de Estado da Retomada, Cesar Moura, dentre outros.
O objetivo do Fórum foi analisar o ambiente institucional, debater e fortalecer políticas para simplificar os processos, reduzir a burocracia e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável no Estado. Durante essa primeira reunião, foi lançado um e-book que aborda temas como a lentidão nas respostas, o acesso limitado à tecnologia para serviços online e a morosidade nos processos administrativos.
Segundo o presidente do CRAGO, Samuel Albernaz, o Fórum busca aproximar a administração pública das necessidades da população e a simplificar os processos.
O deputado Virmondes destacou ainda a importância de manter a legislação atualizada para evitar anacronismos e tornar as normas mais relevantes e aplicáveis ao contexto atual. Um exemplo mencionado por ele foi o Código de Posturas de Goiânia, de 1992, que ainda faz referência a tecnologias obsoletas como fichas telefônicas e orelhões.