10. Cancelamento de Registro:

Pessoa Física Principal

Para solicitar o cancelamento do registro, o profissional deverá fazer o requerimento pessoalmente ou via correios.

A) Se a solicitação por pessoalmente, deve-se fazer o download do “requerimento de cancelamento de registro”, preencher, assinar e pessoalmente protocolar junto ao CRA-GO juntamente com os documentos comprobatórios abaixo junto com as cópias originais, se for via correios, deve-se também fazer o download do “requerimento de cancelamento de registro”, preencher, assinar e enviar juntamente com os documentos comprobatórios abaixo devidamente autenticadas em cartório.

B) Considera-se documentação comprobatória para o fim de cancelamento:

  1. Apresentar o seguinte requerimento ao Presidente do CRA-GO (clique aqui)
  2. Apresentar CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social, cópias autenticadas das páginas da foto, qualificação civil, contratos de trabalho, (todas as preenchidas) e a próxima em branco, bem como as alterações de salário, (todas as preenchidas) e a próxima em branco), (copias autenticadas ou cópias acompanhadas do original);
  3. Apresentar cópia da declaração do Imposto de Renda;
  4. Declaração atualizada da empresa onde trabalha contendo: cargo, descrição detalhada das funções e pré-requisito exigido para o mesmo;
  5. Cópias autenticadas do 02 (dois) últimos comprovantes de renda;
  6. Apresentar certidão negativa da Prefeitura que não está registrado como autônomo;
  7. Apresentar declaração de que não atua na área da Administração/Tecnólogo (Clique aqui)
  8. Devolver a Carteira de Identidade do CRA-GO ou apresentar ocorrência policial pelo extravio da mesma;
  9. Caso seja sócio de empresa, apresentar cópia da última alteração contratual;
  10. Caso o profissional exerça cargo, função e/ou emprego público apresentar a cópia do edital do concurso no qual tomou posse ou a cópia da legislação que rege a criação do cargo, função e/ou emprego público;

C) Após a entrega ou envio dos documentos acima junto ao CRA-GO é gerado um protocolo de recebimento e entregue juntamente com o boleto da taxa de cancelamento no valor de R$ 160,41 em 2021. Se sua solicitação for via correios o boleto será enviado para o e-mail cadastrado.

D) Após o pagamento, o processo de cancelamento de registro gerado será analisado e enviado para deferimento/indeferimento da plenária.

E) Após deferimento/indeferimento será enviado um oficio para o e-mail cadastrado informando o resultado do processo. Caso seja indeferido o processo será enviado juntamente com ofício o boleto de sua anuidade devida.

Cancelamento de Registro Pessoa Jurídica

O CRA-GO concederá o cancelamento de registro cadastral à pessoa jurídica que esteja em dias com suas obrigações, mediante requerimento, acompanhado de documento comprobatório.

Deverá ser seguido o procedimento abaixo:

  1. Apresentar requerimento de cancelamento, em papel timbrado da empresa, ao Presidente do CRA-GO, expondo a motivação do pedido;
  2. Apresentar cópia autenticada da última alteração contratual ou de distrato quando ocorrer for o caso, última nota fiscal faturada e nota fiscal subsequente em branco ou nota fiscal eletrônica.
  3. Efetuar o pagamento da taxa de cancelamento de registro cadastral – o boleto será gerado pelo CRA-GO quando for realizado o protocolo do pedido;
  4. Estar quite com suas obrigações perante o Conselho.

Obs: Não receberemos os documentos caso não estejam completos, todas as cópias deverão estar autenticadas ou cópias acompanhadas dos originais.

A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou via Correios. Após a entrega ou envio dos documentos acima, junto ao CRA-GO, é gerado um protocolo de recebimento e entregue juntamente com o boleto da taxa de cancelamento. Se sua solicitação for via correios o boleto será enviado para o e-mail cadastrado.

Após o pagamento, o processo de cancelamento de registro gerado será analisado e enviado para deferimento/indeferimento da plenária.

Após deferimento/indeferimento será enviado um oficio para o e-mail cadastrado informando o resultado do processo. Caso seja indeferido o processo será enviado juntamente com ofício o boleto de sua anuidade devida.

Fechar Menu