Criada na Goiânia que estava nascendo, em 29 de abril de 1939, em cerimônia no Palácio das Esmeraldas, e considerada a mais longeva instituição cultural goianiense em funcionamento ininterrupto, a Academia Goiana de Letras (AGL) vai comemorar os seus 84 anos de fundação na próxima quinta-feira (27/4). A celebração ocorre a partir das 17 horas, na Casa Colemar Natal e Silva, que fica na rua 20 nº 175, setor Central.
Na pauta, palestra do acadêmico Geraldo Coelho Vaz, que fará um histórico sobre a entidade; e o lançamento de dois livros: “Antologia dos Presidentes da Academia Goiana de Letras” e “Antologia dos Patronos da Academia Goiana de Letras”, ambos editados pela própria AGL.
De acordo com o presidente da Academia, Administrador e escritor José Ubirajara Galli Vieira, ao longo de sua existência, 117 acadêmicos ocuparam cadeiras e 22 se tornaram presidentes da entidade. “Para contar a trajetória dos gestores da AGL dividimo-nos na aprazível missão de produzir textos materializadores desse intento memorial”, afirmou, para acrescentar que a obra se soma a outras importantes publicações narrativas da historiografia literária de Goiás.
O presidente do CRA-GO, Adm. Samuel Albernaz, cumprimenta a diretoria da AGL pelo transcurso dos 84 anos de criação. Parabéns!