CRA-GO atuante na fiscalização de concursos públicos e processos seletivos

CRA-GO atuante na fiscalização de concursos públicos e processos seletivos

A unidade de fiscalização do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) vem trabalhando ativamente quanto à fiscalização de concursos públicos em todo o Estado. As ações fazem valer a principal missão do sistema Federal/Regional, que é resguardar, por lei, o exercício legal do Administrador e de cursos conexos à profissão.

Cumprindo seu papel de fiscalizar e proteger o mercado de trabalho dos profissionais de administração, o CRA-GO está em constante fiscalização dos editais privados e órgãos públicos que abrem vagas para cargos privativos do administrador. O objetivo da Entidade é o de que esses cargos não sejam ocupados por pessoas ou profissionais inabilitados e sem registro, com o intuito de colaborar para a melhoria da qualidade dos serviços públicos ao garantir que o cargo seja ocupado somente por profissional registrado.

A Equipe de Fiscalização do CRA-GO, através de diversas fontes de pesquisas (denúncia, jornais, Receita Federal, internet, telelistas, outros), instaura processos tanto de pessoa física como de pessoa jurídica, bem como acompanha os editais dos concursos e licitações, que explorem atividades ligadas à ciência da Administração, afim de, identificar possíveis irregularidades.

De acordo com o Diretor de Fiscalização, Adm. Wandré Ramos Garcia, a importância da atuação do Conselho frente à valorização do administrador resulta em qualidade na entrega de serviços para a sociedade.

“Como órgão responsável pela fiscalização da profissão, vamos defender os interesses dos profissionais, da nossa categoria. É muito importante estarmos atentos e atuantes nos editais, pois vagas atreladas a área da Administração, seja bacharelado, tecnólogos ou técnicos, são cargos que devem ser ocupados por profissionais habilitados e com registro, capacitados a desenvolverem um trabalho com excelência para toda a população”, comenta.

A fiscalização do CRA-GO em Processos Seletivos e Concursos Públicos

Empresas organizadoras: As empresas designadas à organizar um processo seletivo público ou concurso público precisa ter registro no CRA-GO, conforme a Lei 6.839/80 e a Lei da Profissão da Administração, n° 4.769/65. O Conselho pode solicitar ao órgão que a empresa faça o registro quando a mesma não o possui, por meio de ofício ou intimação.

Cargos do Administrador e Tecnólogos: O CRA-GO fiscaliza os editais de concursos públicos e processos seletivos públicos, com preenchimento de vagas, que são atividades privativas de Administrador e/ou Tecnólogo, conforme dispõe Lei 4.769/65. A falta de formação específica e de habilitação legal pode culminar na contratação de um profissional não capacitado para o cargo, incorrendo ainda em exercício ilegal da profissão.

Veja a lista completa do campo de atuação e cursos conexos da administração.

Fechar Menu