Ano VI - 142ª Edição |
Samuel Albernaz toma posse como Conselheiro Federal pelo CRA-GO |
No dia 12 de janeiro, o Administrador Samuel Albernaz tomou posse como conselheiro federal efetivo pelo estado de Goiás, junto aos outros 9 eleitos pelos estados do Brasil, em Brasília. Samuel Albernaz foi eleito nas eleições do Sistema CFA/CRAs realizada no dia 18 de outubro de 2016. Como suplente ao cargo foi eleita a Admª. Ivany Rosa de Oliveira, que tomou posse no CRA-GO. Em entrevista ao Jornal CRA em Destaque, Samuel Albernaz falou da satisfação em assumir o cargo na Plenária do Conselho Federal de Administração e ainda da representatividade do Conselho Regional de Administração de Goiás no cenário nacional. "É importante destacar a grande participação que o Conselho Regional de Administração de Goiás teve no desenvolvimento da profissão e nas grandes conquistas da categoria ao longo dos 51 anos de sua existência". Vamos continuar trabalhando em prol da valorização da profissão, ressaltou. O presidente do CRA-GO, Adm. João Divino de Brito juntamente com o conselheiro Jardel Batista e a Admª. Matilde Lélis prestigiaram a posse do Conselheiro Federal por Goiás, Adm. Samuel Albernaz. Na solenidade, ocorreu a eleição do presidente e vice do CFA, sendo eleitos Wagner Siqueira e Carlos Henrique. |
CRA-GO mantém menor anuidade do Brasil |
Honrando mais um compromisso com a categoria, o Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) informa que continua a manter a menor anuidade do Brasil em 2017. Caso o pagamento seja realizado até 31 de março há desconto de 30%. Online – E não vá se esquecer que em 2017 a anuidade de pessoa física e jurídica deverá ser emitida exclusivamente online, através do site www.crago.org.br |
“Quitou anuidade do CRA-GO até 31/01. Ganhou a RBA”! |
Participe e fique sempre bem informado e atualizado sobre o universo da Administração. Em 2017, os profissionais registrados que quitarem a anuidade no CRA-GO até o próximo dia 31 de janeiro podem garantir um ano da Revista Brasileira de Administração (RBA) sem pagar nada a mais por isso. A cortesia dá direito a 365 dias de conteúdo exclusivo na área da Administração. A Revista Brasileira de Administração além de reportagens, entrevistas e artigos, as edições trazem sempre editoriais importantes para o desenvolvimento da carreira profissional de administradores e tecnólogos. |
Princípios da Administração |
A administração de qualquer recurso ou empreendimento estar fundamentada sobre quatro princípios básicos, que formam um circulo de interdependência: Planejamento, organização, controle e direção. - Planejamento: Não importa se é uma simples tarefa do dia a dia ou a elaboração de um sofisticado plano comercial, o planejamento deve estar presente para que o sucesso aconteça. Essa etapa você deve responder perguntas essenciais: por que fazer, como de ser feito, onde fazer, o que vou precisar? E quais são as variáveis. Supondo que você deseja se tornar um microempreendedor, pretende comercializar o famoso hot dog. O primeiro passo é fazer um levantamento dos recursos à disposição, depois analisar o quanto deve ser investido para que seu negocio tenha um bom capital de giro, em seguida a escolha do ponto que melhor se enquadre no seu ramo. Tudo deve ser pensando com o máximo de atenção, para diminuir as chances de erros. Além disso, você necessitará de alguns conhecimentos técnicos que serão trabalhados posteriormente. - Organização: Segundo, Henri Fayol, um dos principais teóricos clássicos da administração. Organizar consiste em dividir as responsabilidades, ou seja, as atividades a serem desenvolvidas, de forma a facilitar a sua execução. A organização de uma iniciativa implica num planejamento prévio. Após, estabelecer todas as diretrizes de um projeto, ordena-se de forma logica os procedimentos a serem seguidos, dividindo-os em comandos ou departamentos. - Controle: Ter controle é essencial tanto na vida cotidiana quanto na gestão de uma empresa ou projeto, como diz o ditado popular, “O olho do dono é que engorda o gado”. É sempre bom, estar atento às vendas, compras e despesas. No dicionário da administração, controle é sinônimo de êxito. Supervisionar a evolução das atividades dos setores ou departamentos, ajuda na identificação de falhas no processo ou na implementação de melhorias, visando maior resultado, garantido assim a viabilidade do plano estipulado. - Direção: A direção eficiente dar-se por meio da avaliação, negociação, comunicação e estimulação dos funcionários. Tornando as propostas estratégicas, aplicáveis. Fonte: Administradores.com |